Os Jovens do Tempo Presente
R$320,00
EM ATÉ 3x SEM JUROS
O curso apresenta uma análise acerca dos ‘valores permanentes’ socializados pela cultura juvenil contemporânea. Para conhecer melhor a construção do ‘mundo jovem’, investigamos os valores, os quais são reconhecidos pela juventude como sendo uma identificação para as suas culturas no contexto histórico atual. A análise pretendida neste trabalho permitirá construir um panorama mais esclarecedor ao conhecimento do que ‘pensam os jovens’ e quiçá, diminuir a ponte deste com o lado adulto no qual se encontram os governantes, os pais, os professores, ou seja, nós.
Certificação
SIM
Carga Horária:
30 Horas
Quer Ser Notificado Quando O Curso Estiver Disponível?
Fora de estoque
Descrição
Formação e experiências do professor
Mychelyne Barros Costa Ferreira
Professora Doutora em Educação radicada na escola porquanto mobilizada pelo intento em participar ativamente da construção do processo educacional na Educação Básica. Desde 2002, venho atuando como regente de turma no ensino de História na rede pública. Assim como, atuei na formação de professores de História (UFF). A compreensão do ofício docente sob a perspectiva do ser ‘professora-educadora’ tem norteado o meu percurso formativo. Nesse escopo, em 2019, concluí a Graduação em Pedagogia. E tenho desenvolvido os seguintes temas de estudo: Ética, Educação e Valores; Juventudes, Cultura e Culturas Juvenis.
- Doutora em Educação (Universidade do Estado do Rio de Janeiro- UERJ);
- Mestre em História (UERJ);
- Pedagoga
- Professora de História na Educação Básica há (quase) 20 anos.
- Principais temas de estudo desenvolvido: Ética; Educação e Valores; Cultura e Culturas Juvenis.
Atividades
Fórum Semanais.
Webconferência:
Marcadas previamente com os alunos.
O que você vai aprender no curso?
- Realizar um estudo analítico (um percurso formativo) sobre a conjuntura do tempo presente[1] coadunando o campo da Educação sob os domínios da juventude e dos seus
- Tempo Presente: A observação da contemporaneidade sob o escopo das questões hodiernas e do alcance da perspectiva pós-moderna e hipermoderna em referência à atualidade
- Valores: Apresenta o desenvolvimento de uma conceituação do valor em conformidade à noção de pessoa humana;
- Juventude: Apresenta uma proposta de incursão pelo terreno da juventude. Considera a existência das juventudes, isto é, diferentes modos de ser jovem
- Quais os valores relevantes para os jovens contemporâneos? Em uma sociedade convivente com o binômio da desigualdade socioeconômica e da diversidade cultural, torna-se possível para a juventude (assinalada como uma categoria social plural) compartilhar valores? Quais as implicações do contexto histórico hodierno para o tema dos jovens e os seus valores? Como pontuar a perspectiva dos valores permanentes em face de uma temporalidade impregnada pelo ícone da transição ininterrupta?
- Postulamos a abordagem dos valores como viés profícuo ao conhecimento do que ‘pensam os jovens’.
[1] A terminologia ‘tempo presente’ exprime o interesse por questões próprias ao contexto histórico atual.
Requisitos
Computador com a acesso à internet.
Pra quem é esse curso?
- Profissionais da Educação;
- Pais e Responsáveis
- Pesquisadores sobre os eixos temáticos: Ética, Educação e Valores; Juventudes, Cultura e Culturas Juvenis.
- Pessoas adultas interessadas em conhecer melhor a construção do ‘mundo jovem’.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
AULA 1: O TEMPO PRESENTE
1.1 – “Tempo presente”: os desafios da educação
1.2 – “Tempo presente”: contexto histórico
1.3 -“Tempo presente”: novos matizes
1.4 – “Tempo presente”: hipermoderno
AULA 2: O CONCEITO DE VALOR EM CONFORMIDADE À PESSOA HUMANA
2.1 – A definição de um valor
2.2 – A definição de um valor: o campo da educação
2.3- O valor da pessoa humana
2.4 – Valor e pessoa humana – parte II
AULA 3: OS JOVENS E A MUDANÇA SOCIAL
3.1- Serão os jovens uma “metáfora” da mudança social?
3.2- Serão os jovens uma “metáfora” da mudança social? – parte II
3.3 – A ‘juventude’ tem história
3.4 – A ‘juventude’ tem história – parte II
AULA 4: SER JOVEM: UM SUJEITO PROTAGONISTA
4.1- Ser jovem: o que isso pode significar?
4.2- Ser jovem: o que isso pode significar? – parte II
4.3 – Culturas juvenis: o caminho escolhido
4.4 – Culturas juvenis: o caminho escolhido – parte II
AULA 5: JUVENTUDES & CULTURAS JUVENIS
5.1 – Juventudes & culturas juvenis
5.2 – Juventudes & culturas juvenis – parte II
5.3 – Por uma comunicação de qualidade
5.4 – Comunicação de qualidade: ‘dar voz’ aos alunos para ‘escutá-los’ como pessoas jovens
AULA 6: CAMPO DA PESQUISA: AMOSTRA DO ETHOS JUVENIL
6 1 – O campo da pesquisa
6.2 – O campo da pesquisa – parte II
6.3 – Uma amostra do ethos juvenil
6.4 – Uma amostra do ethos juvenil – parte II
AULA 7: UM VALOR PRIMAZ: A FELICIDADE
7.1 O valor primaz para as juventudes
7.2 – Os ‘contornos’ da felicidade no tempo presente
7.3 – Felicidade: uma escolha pessoal
7.4 – Felicidade: uma escolha pessoal – parte ii
AULA 8: O JOVEM CONTEMPORÂNEO COMO UM PORTA-VOZ ARGUTO DA SUA ÉPOCA.
8.1 – Felicidade: um valor essencial
8.2 – Sobre as juventudes…
8.3 – Questões para a educação
8.4 – Considerações finais
Avaliações
Não há avaliações ainda.