Competências de Liderança
R$792,00
O curso está dividido em 8 aulas com os temas centrais e cada uma está subdividida em tópicos menores. O microlearning comprovadamente ajudará a organizar seus estudos no seu próprio ritmo e tornará a assimilação dos conteúdos mais fácil e mais eficaz, pois manterá o foco no que é importante, evitando entulhar sua memória com informações irrelevantes. São textos, vídeos e autoavaliações breves que se adaptam aos diversos estilos de estudo.
Descrição
Este curso pode converter você em um Líder de Excelência!
Este curso compila uma década de experiências com centenas de líderes de um grande número de empresas: uma harmoniosa mescla das mais recentes teorias de gestão com a prática bem-sucedida de excelentes profissionais.
Um apoio inestimável para melhorar sua capacidade de liderança que conduzirá seus esforços para entender e desenvolver as qualidades que um verdadeiro líder utiliza.
Este programa catalisa de forma ágil seu crescimento como pessoa, proporciona um domínio de si mesmo e estimula sua dimensão intrapessoal. Como consequência, suas competências relacionais influenciarão poderosamente a eficácia da sua equipe e de toda a Empresa.
Conteúdos interessantes e enriquecedores. Dinâmicos para aplicação imediata no cotidiano de um gestor proativo, equilibrados com conceitos profundos para tomar decisões rápidas em um contexto global onde surgem novas situações constantemente.
Trazer à tona o líder que há em você simultaneamente despertará sua capacidade de incentivar o desenvolvimento de outros líderes em sua empresa.
“Eu sempre soube que as grandes coisas na vida, as coisas pelas quais vale a pena viver, requerem grande esforço. (…) Somos humanos, não máquinas, e isso implica que cada subida seja diferente e imprevisível: essa é a magia e a graça de escalar.
Penso que, no fundo, chegar a ser um bom líder se parece a esse processo. Ninguém nasce sendo líder. Muitos de nós temos capacidades para ser um líder, mas é preciso desenvolver essas capacidades.
Ter iniciativa criativa, saber gerir conflitos ou aproveitar da melhor maneira o nosso tempo são competências que não se aprendem da noite para o dia. É preciso dispor de informação, formação e treinamento.”
(Edurne Pasaban, primeira mulher a escalar e descer o K2 com vida)
Metodologia do curso
O curso está dividido em 8 aulas com os temas centrais e cada uma está subdividida em tópicos menores. O microlearning comprovadamente ajudará a organizar seus estudos no seu próprio ritmo e tornará a assimilação dos conteúdos mais fácil e mais eficaz, pois manterá o foco no que é importante, evitando entulhar sua memória com informações irrelevantes. São textos, vídeos e autoavaliações breves que se adaptam aos diversos estilos de estudo.
Referências bibliográficas
* Cresciendo como líder, Pablo Cardona e Helen Wilkinson
* Cómo desarrollar la competencias de liderança, Pablo Cardona e Pilar García-Lombardía
CRONOGRAMA
AULA UM – A EMPRESA COMO ORGANIZAÇÃO HUMANA
1.1 – UMA METÁFORA
1.2 – DA TEORIA À PRÁTICA: EMPRESAS E DIREÇÃO NO SÉCULO XXI
1.3 – A EMPRESA COMO ORGANIZAÇÃO HUMANA
1.4 – A ORGANIZAÇÃO HIERÁRQUICA E A DIREÇÃO POR TAREFAS
1.5 – CRESCIMENTO HUMANO NOS MODELOS DE DIREÇÃO POR TAREFAS
1.6 – A DIREÇÃO POR OBJETIVOS
1.7 – DESENVOLVIMENTO HUMANO NOS MODELOS DE DIREÇÃO POR OBJETIVOS
1.8 – O QUE É DIREÇÃO POR COMPETÊNCIA
AULA DOIS – A DIREÇÃO POR COMPETÊNCIAS
2.1 – A ORGANIZAÇÃO COMPETENTE E A DIREÇÃO POR COMPETÊNCIAS
2.2 – MUDANÇAS TRAZIDAS PELO MODELO DE GESTÃO POR COMPETÊNCIAS
2.3 – MISSÃO, VISÃO E VALORES, NA GESTÃO POR COMPETÊNCIAS
2.4 – A BUSCA POR GESTORES COM COMPETÊNCIAS DE LIDERANÇA
2.5 – O CONTRATO FORMAL, E O CONTRATO IMPLÍCITO
2.6 – A EVOLUÇÃO DAS EXPECTATIVAS IMPLÍCITAS
AULA TRÊS – AS COMPETÊNCIAS DE LIDERANÇA
3.1 – BREVE HISTÓRICO DO TERMO “COMPETÊNCIA”
3.2 – EXEMPLO DE UMA COMPETÊNCIA DE LIDERANÇA
3.3 – IDENTIFICAÇÃO DE COMPETÊNCIAS RELEVANTES
3.4 – NÍVEIS DE COMPETÊNCIAS I
3.5 – NÍVEIS DE COMPETÊNCIA II
3.6 – COMPETÊNCIAS DE LIDERANÇA NA DIMENSÃO DE NEGÓCIO
3.7 – A DIMENSÃO INTERPESSOAL DAS COMPETÊNCIAS DE LIDERANÇA
3.8 – COMPETÊNCIAS DE LIDERANÇA: A DIMENSÃO PESSOAL EXTERNA
3.9 – COMPETÊNCIAS DE LIDERANÇA – A DIMENSÃO PESSOAL INTERNA
AULA QUATRO – LIDERANÇA BASEADA EM COMPETÊNCIAS
4.1 – ABORDAGENS DE LIDERANÇA E ENFOQUES CENTRADOS NA PERSONALIDADE
4.2 – TEORIAS DA CONTINGÊNCIA
4.3 – A “GRADE GERENCIAL” DE BLAKE E MOUTON
4.4 – ENFOQUE SITUACIONAL DE HERSEY E BLANCHARD
4.5 – O ENFOQUE RELACIONAL
4.6 – LIDERANÇA BASEADA EM COMPETÊNCIAS: PRIMEIRAS ABORDAGENS
4.7 – CONDIÇÕES DA LIDERANÇA BASEADA EM COMPETÊNCIAS
4.8 – CONDIÇÕES DA LIDERANÇAS BASEADA EM COMPETÊNCIAS II
AULA CINCO- AVALIAÇÃO E MEDIÇÃO DAS COMPETÊNCIAS
5.1 – AUTOESTIMA E AUTOCRÍTICA
5.2 – PERSONALIDADE E COMPETÊNCIAS: O MODELO MBTI
5.3 – PERSONALIDADES E COMPETÊNCIAS: O MODELO FFM
5.4 – AUTOCONHECIMENTO NO DESENVOLVIMENTO DAS COMPETÊNCIAS
5.5 – OBJETIVO DA MEDIÇÃO DE COMPETÊNCIAS
5.6 – OBJETIVO DA MEDIÇÃO DAS COMPETÊNCIAS – II
5.7 – AUTOAVALIAÇÃO DE COMPETÊNCIAS
5.8 – AVALIAÇÃO EXTERNA
AULA SEIS – ANÁLISE DE RESULTADOS
6.1 – DETERMINAÇÃO DE FORTALEZAS E ÁREAS DE MELHORIA
6.2 – MATRIZ C: AUTOAVALIAÇÃO E AVALIAÇÃO EXTERNA
6.3 – O POTENCIAL DE MELHORA
6.4 – COMO CALCULAR O POTENCIAL DE MELHORA
6.5 – ANÁLISES DE DIMENSÕES DIRETIVAS
6.6 – COMO UTILIZAR OS PERFÍS DE LIDERANÇA
6.7 – O LÍDER ESTRATEGISTA E O LÍDER EMPÁTICO
6.8 – LÍDER EXECUTIVO E LÍDER REFLEXIVO
AULA SETE – MAIS PERFIS DE LIDERANÇA E PLANOS DE MELHORA
7.1 – LÍDER CARISMÁTICO E LÍDER VISIONÁRIO
7.2 – LÍDER EMPREENDEDOR E LÍDER MEDIADOR
7.3 – LÍDER MENTOR E LÍDER EFETIVO
7.4 – PLANO DE MELHORIA: DESENVOLVIMENTO DAS FORTALEZAS
7.5 – DESENVOLVIMENTO DAS FORTALEZAS
7.6 – PLANO DE MELHORIA: AÇÕES DE MELHORIA
7.7 – ACOMPANHAMENTO DO PLANO DE MELHORA
7.8 – ACOMPANHAMENTO DO PLANO DE MELHORA II
AULA OITO – COACHING E DESENVOLVIMENTO PESSOAL
8.1 – COACHING: O QUE É, E COMO AUXILIA
8.2 – INFORMAÇÃO, FORMAÇÃO E TREINAMENTO DAS COMPETÊNCIAS
8.3 – CONHECIMENTOS, MOTIVAÇÕES E HABILIDADES
8.4 – ESTILOS DE COACHING: TIPOS E NÍVEIS
8.5 – TIPOS DE COACHING
8.6 – NÍVEIS DE COACHING
8.7 – O DIRETOR COMO COACH
AULA NOVE – A LIDERANÇA PESSOAL
9.1 – MISSÃO PESSOAL
9.2 – OS HÁBITOS DO CARÁTER
9.3 – A MATURIDADE DO CARÁTER
9.4 – ESTRATÉGIAS DE DESENVOLVIMENTO PESSOAL
9.5 – ESTRATÉGIAS CENTRADAS NO COMPORTAMENTO E NO CONHECIMENTO
Avaliações
Não há avaliações ainda.